A segurança deve ser sempre uma prioridade em qualquer esporte. No ciclismo, são alguns detalhes simples que ajudam a assegurá-la, tanto para quem pedala quanto para outros usuários da via.
1
Use capacete: Esse equipamento é imprescindível, já que é desenvolvido especialmente para proteger a cabeça do ciclista no caso de impactos causados por quedas e colisões.
2
Cuide da iluminação da bicicleta: A iluminação possibilita que o ciclista seja visto pelos outros usuários da via, diminuindo a probabilidade de acidentes e viabilizando uma prática mais tranquila.
3
Faça a manutenção com frequência: É fundamental para garantir a segurança, desempenho e durabilidade da bike. Como qualquer veículo, a Bike precisa de manutenções regularmente!
4
Não ande na contramão: Novatos pensam que pedalar na contramão é mais seguro por facilitar a visualização do trânsito, o que é um grande erro. Com essa ação, o ciclista assume uma série de riscos.
5
Tomem cuidado com as portas: Antes de abrir a porta, os motoristas podem olhar no retrovisor em busca de veículos maiores e ignorar a aproximação da bicicleta, e podem causar acidentes.
6
Use roupas claras e/ou refletoras: Aumentar a visibilidade dos ciclistas é importante para reduzir o risco de acidentes, dando aos motoristas tempo para reagir e evitar colisões.
7
Lembre-se de sinalizar: A sinalização é extremamente importante para garantir a ordem no trânsito. Já no caso dos ciclistas, ela deve ser feita pelo próprio ciclista, usando os braços e mãos.
8
Planeje suas rotas: Quando o assunto é segurança no pedal, o cuidado ao escolher as rotas mais adequadas é algo com o qual vale a pena se atentar. Planeje a rota que vai fazer em seu treino.
9
Usem as ciclovias: Priorize rotas que contem com ciclovias e ciclofaixas. São espaços exclusivos para ciclistas, separando as bikes dos demais veículos que fazem parte do trânsito.
10
Não pedale em calçadas: Seja consciente e responsável e, se for preciso andar com sua bicicleta pela calçada, desça do veículo e empurre-o até que possa retomar seu trajeto pela rua ou ciclovia.
11
Evite zonas perigosas: Busque conhecer bem a sua cidade e, se possível, procure se informar com outros ciclistas sobre os melhores trajetos a serem percorridos para um pedal mais tranquilo e seguro.
12
Respeitem as leis de trânsito: O Código de Trânsito Brasileiro prevê regras específicas para o uso de bicicletas, que devem ser seguidas para garantir a segurança de todos os usuários da via!
13
Esteja atento em todo o trajeto:Estar atento ao trânsito possibilita ter certa previsibilidade sobre a ação dos demais condutores, de modo que você possa reagir a tempo de evitar colisões ou quedas
Lembre-se das dicas que viu neste Story, e coloque-as em prática para garantir a sua segurança e a das demais pessoas. Assim, você contribui para um trânsito mais responsável, tranquilo e civilizado.