A prática esportiva traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, mas também pode aumentar o risco de lesões, que variam de leves a graves e podem impactar significativamente o desempenho.
Mas recuperar-se de lesões no esporte envolve não apenas um plano de reabilitação adequado, mas também uma nutrição apropriada.
Os carboidratos são a principal fonte de combustível durante o exercício e saber a quantidade correta para ingerir em cada refeição é muito importante para manter os níveis de glicogênio.
Mas, além disso, existem mais dois macronutrientes essenciais para ser consumido diariamente para quem pratica atividades físicas: a proteína e a gordura.
As proteínas são essenciais para a reparação e crescimento muscular, especialmente porque durante o exercício, ocorre a quebra das fibras musculares, chamadas de micro lesões.
Além de auxiliar no período preparatório e no pós exercício, a nutrição é importante para evitar lesões, mesmo que muitos não saibam disso.
Afinal, quanto mais saudáveis estivermos e melhor estiver nossa saúde articular e dos ossos, menores os riscos de lesionarmos durante atividades e também durante o dia a dia.
Uma dieta equilibrada é responsável por fornecer todos os nutrientes necessários ajudar a manter a força muscular, a densidade óssea e a elasticidade dos tecidos, reduzindo o risco de lesões.
Por isso, sua dieta deve ter as quantidades adequadas dos macro e micronutrientes em todas as refeições.
A hidratação também é importante. Quanto mais desidratados ficamos, maior o risco de cãibras musculares, o que pode resultar em acidentes e músculos ou tendões lesionados.
As proteínas são essenciais para a reparação e recuperação muscular, além de fortalecer os tecidos conjuntivos e prevenir lesões a longo prazo.
Além dos macronutrientes, os micronutrientes também devem fazer parte da alimentação dos atletas, já que agem diretamente na saúde óssea, imunidade, função muscular e recuperação.
Já a vitamina C é um antioxidante importante, agindo na síntese de colágeno e promovendo a saúde dos tendões e cartilagem.
O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e desempenha um papel fundamental na saúde dos tecidos conjuntivos, incluindo ossos, tendões, ligamentos e cartilagens.
Quem está sofrendo com lesões também pode usar os BCAAs (leucina, isoleucina e valina) para promover uma recuperação acelerada.