Treino de força e hipertrofia: qual a diferença

No mundo das atividades físicas, dois objetivos populares que se destacam são o ganho de força e a hipertrofia muscular.

Ambos são fundamentais para alcançar uma saúde física robusta e uma estética corporal desejável. Mas será que existe alguma diferença entre eles ou ambos significam a mesma coisa?

O treino de força também pode ser chamado de treino de resistência, e é uma modalidade de exercício físico que tem como objetivo aumentar a capacidade muscular de gerar forças.

O que é treino de força?

Em outras palavras, é um treino desenvolvido para quem deseja aumentar a força em determinados músculos.

Porém, o treino de força não se limita apenas ao levantamento de peso, e pode envolver várias técnicas e ferramentas para desafiar os músculos, como o ciclismo, corrida e natação, por exemplo.

Além de aumentar a força muscular, o treino de força também promove o aumento da densidade mineral óssea, crucial para a prevenção de condições como osteoporose, condição comum em pessoas mais velhas.

O treinamento de força pode ser realizado de várias formas diferentes, com usos de halteres, barras e equipamentos projetados para isolar ou treinar músculos específicos de forma controlada e segura.

Como Funciona o Treino de Força?

No entanto, esses treinos que visam aumentar a força são baseados em 4 princípios básicos: progressão, variabilidade, descanso e nutrição.

Para aumentar sua força, você precisa aumentar gradualmente sua carga de peso usada, número de repetições ou a intensidade dos exercícios, a fim de estimular os músculos e evitar que eles se adaptem.

Já o princípio da variabilidade é a variação dos exercícios, repetições, séries e técnica aplicadas, evitando a estagnação e promovendo o crescimento contínuo.

Além de treinar com frequência e progredir no seu treino, você também deve focar na recuperação muscular. Para isso, tenha um tempo de descanso para permitir que seus músculos possam se recuperar.

Por outro lado, a hipertrofia é o processo pelo qual ocorre o aumento do tamanho muscular em resposta ao treinamento específico.

O Que É Hipertrofia?

Durante o treinamento de hipertrofia, os músculos são submetidos a tensões que causam microlesões nas fibras musculares, e é na recuperação dessas lesões que o músculo cresce.

Para que isso aconteça, é necessário treinos de musculação visando a contração muscular durante o exercício, estimulando a síntese de proteínas musculares.

Para realizar o treino de hipertrofia, é necessário focar em 4 princípios básicos: treino de resistência, progressão gradual, descanso e nutrição.

Como Funciona o Treino de Hipertrofia?

Isso porque, para aumentar a musculatura, é necessário treinar com séries repetidas para criar estímulos o suficiente para o crescimento muscular.

Pensando nisso, o aumento do peso utilizado no exercício deve ser gradual, assim como a intensidade, a fim de desafiar continuamente os músculos mas sem sobrecargas.

Embora para alcançar a hipertrofia é necessário aumentar a força para desafiar seus músculos, ambos são termos que se referem a coisas diferentes.

Treino de Força e Hipertrofia: São a Mesma Coisa?

Enquanto o treino de força é focado diretamente para aumentar a capacidade de força de um músculo para desenvolver movimentos ou levantar pesos, a hipertrofia visa no crescimento muscular a longo prazo.

Os exercícios de endurance são caracterizados por atividades aeróbicas de baixa a moderada intensidade realizadas por longos períodos, como corrida, ciclismo, natação e remo.

Exercícios de Endurance: Hipertrofia ou Força?

Eles não são eficazes para aumentar a força muscular máxima, mas podem ser eficientes se realizados de forma intensa.

Já quando falamos de hipertrofia, o exercício de endurance deve ser combinado com a musculação, a fim de desenvolver uma musculatura aparente por estímulos mais intensos e pesos maiores.

leia o post completo