Ambos são fundamentais para alcançar uma saúde física robusta e uma estética corporal desejável. Mas será que existe alguma diferença entre eles ou ambos significam a mesma coisa?
O treino de força também pode ser chamado de treino de resistência, e é uma modalidade de exercício físico que tem como objetivo aumentar a capacidade muscular de gerar forças.
Em outras palavras, é um treino desenvolvido para quem deseja aumentar a força em determinados músculos.
Porém, o treino de força não se limita apenas ao levantamento de peso, e pode envolver várias técnicas e ferramentas para desafiar os músculos, como o ciclismo, corrida e natação, por exemplo.
O treinamento de força pode ser realizado de várias formas diferentes, com usos de halteres, barras e equipamentos projetados para isolar ou treinar músculos específicos de forma controlada e segura.
No entanto, esses treinos que visam aumentar a força são baseados em 4 princípios básicos: progressão, variabilidade, descanso e nutrição.
Já o princípio da variabilidade é a variação dos exercícios, repetições, séries e técnica aplicadas, evitando a estagnação e promovendo o crescimento contínuo.
Durante o treinamento de hipertrofia, os músculos são submetidos a tensões que causam microlesões nas fibras musculares, e é na recuperação dessas lesões que o músculo cresce.
Para que isso aconteça, é necessário treinos de musculação visando a contração muscular durante o exercício, estimulando a síntese de proteínas musculares.
Para realizar o treino de hipertrofia, é necessário focar em 4 princípios básicos: treino de resistência, progressão gradual, descanso e nutrição.
Isso porque, para aumentar a musculatura, é necessário treinar com séries repetidas para criar estímulos o suficiente para o crescimento muscular.
Pensando nisso, o aumento do peso utilizado no exercício deve ser gradual, assim como a intensidade, a fim de desafiar continuamente os músculos mas sem sobrecargas.
Embora para alcançar a hipertrofia é necessário aumentar a força para desafiar seus músculos, ambos são termos que se referem a coisas diferentes.
Os exercícios de endurance são caracterizados por atividades aeróbicas de baixa a moderada intensidade realizadas por longos períodos, como corrida, ciclismo, natação e remo.
Eles não são eficazes para aumentar a força muscular máxima, mas podem ser eficientes se realizados de forma intensa.
Já quando falamos de hipertrofia, o exercício de endurance deve ser combinado com a musculação, a fim de desenvolver uma musculatura aparente por estímulos mais intensos e pesos maiores.