À medida que o ciclismo ganha popularidade, cresce a consciência da importância de técnicas específicas, melhorando significativamente a eficácia e o aproveitamento dos treinos.
A primeira recomendação é uma forma de evitar o desperdício de energia. Enquanto estiver pedalando, tente relaxar todos os músculos que não estão sendo utilizados.
Você vai notar que isso servirá para que seu corpo fique mais “leve”, o que deve facilitar o manuseio da bicicleta. Sem contar que essa é também uma forma de reforçar a segurança.
A técnica a que nos referimos aqui para obter um ciclismo mais eficiente é o contrário do que você imagina, portanto, experimente pedalar contra ele.
Essa é uma técnica que ajuda a aumentar a dificuldade do pedal, já que pedalar contra o vento só não é mais difícil do que pedalar em subidas íngremes, a gravidade consegue ser ainda mais desafiadora
As marchas existem para facilitar o pedal, deixando a prática mais eficiente: mais pesado em descidas ou terrenos planos, ou mais confortável nas subidas.
Se tratando de técnicas de ciclismo, aspectos que normalmente pareceriam óbvios para o público podem ser vistos de forma completamente diferente por ciclistas mais experientes.
O segredo para curvar eficientemente na bicicleta é combinar o posicionamento do corpo e da bicicleta, favorecendo a aerodinâmica e distribuição de peso nos sistemas de frenagem
É a cadência combinada com a escolha da marcha que vai determinar sua potência e resultado durante a pedalada.
Já vimos que pedalar contra o vento é uma das melhores formas de aumentar a eficiência na bike, certo? Aliado a isso, é preciso assumir uma postura adequada sobre a bike.
A posição ideal do ciclista é com o corpo ereto e braços esticados, minimizando a resistência do vento e mantendo a coluna vertebral alinhada confortavelmente, evitando tensões
Melhorar no ciclismo envolve treinamento intervalado, alternando esforço com recuperação ativa, o que eleva a capacidade cardiovascular e respiratória, aumentando eficiência
Depois de algum tempo de prática, é possível manter a velocidade máxima por períodos mais longos, até que não seja mais necessário diminuir a aceleração para recuperar o fôlego.
A frenagem, embora complexa, melhora com a prática e técnicas, como outras habilidades no ciclismo, tornando-se mais eficaz ao longo do tempo
Embora essenciais, dominar o pedal envolve minimizar o uso de freios para manter a fluidez do treino, evitando movimentos bruscos que possam colocar em risco a segurança própria e alheia.
Pedalar em diferentes tipos de terreno não é apenas uma maneira de manter seus treinos desafiadores, é oferecer a si uma experiência diversificada a cada treino!
Explorar diferentes terrenos durante o pedal melhora o condicionamento físico e as habilidades técnicas dos ciclistas, além de também proporcionar uma experiência mais estimulante e enriquecedora.
O treino em blocos consiste em criar sequências de, por exemplo, 3 ou 4 dias de prática intensa, seguidos de 4 ou 5 dias de descanso e recuperação ativa
Até aqui, vimos técnicas valiosas para ciclistas que desejam pedalar mais rápido e eficiente, alcançando desempenhos mais satisfatórios em seus treinos.
Investir em roupas adequadas para ciclismo acelera o pedal, protege em quedas, regula a temperatura corporal, facilita a eliminação do suor e amortiza impactos em várias partes do corpo.
Leve isso em consideração e, além de investir nas técnicas mencionadas acima, garanta também os equipamentos necessários para que o seu pedal ocorra com segurança e maior agilidade.