Notícias

29
abril 2021

Ganho de massa magra x emagrecimento

Como ganhar massa magra

O ganho de massa magra é o seu objetivo?
Você já se deparou com a vontade de “trocar” massa gorda por massa magra?

Será que dá pra trocar?

Pois bem, então lhe digo que isso não é possível, pois essa “troca” não acontece, o que precisa acontecer é o ganho de massa magra pelo processo de hipertrofia muscular e a perda de gordura pelo processo de oxidação dos ácidos graxos.
Ou seja, seu organismo precisa gerar estratégias específicas para cada um deles e assim alcançar a composição corporal que você busca, seja por estética ou para performance.
Embora haja necessidade de buscar sinalizações metabólicas específicas, seja para ganhar massa magra ou perder gordura, não podemos esquecer que o organismo funciona como um todo e para isso você deve partir do raciocínio de que seu treinamento de hipertrofia precisa estar associado a uma estratégia nutricional adequada.

Perda de gordura

Primeiro, você precisa entender como se dá o processo para perda de gordura.
A oxidação dos ácidos graxos, armazenados na forma de triglicerídeos no tecido adiposo, se dá pelo mecanismo catabólico chamado de lipólise e pelo metabolismo lipídico regulado por hormônios, tais como as catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) e insulina.
Os triglicerídeos armazenados no tecido adiposo precisam ser catabolizados em ácidos graxos livres e glicerol que serão oxidados (“queimados”) no interior das mitocôndrias para gerar energia.
Porém, para que todo esse processo aconteça de forma satisfatória, é preciso que essa mitocôndria, que é uma organela encontrada no citosol das células e essencial para uma série de processos celulares entre eles o metabolismo energético, seja estimulada com a biogênese mitocondrial e uma das principais formas desse estímulo são os exercícios físicos e alguns nutrientes específicos.
Depois de entendermos o processo da lipólise e, consecutivamente geração de energia através da gordura, é preciso entender que isso ocorre preferencialmente com exercícios aeróbios leves e moderados (25 a 50% do Vo2 máx.), pois a predominância de utilização desse substrato energético se dá pelas fibras do tipo I, caracterizadas por baixa intensidade e alta resistência.

Ganho de massa magra

Pois bem, e onde entra a importância de como ganhar massa magra pela hipertrofia muscular?
Até aqui já sabemos que é nas mitocôndrias, encontradas no tecido muscular, que vai ocorrer a oxidação dos ácidos graxos, então quanto maior for a quantidade de tecido muscular, maior será o número de mitocôndrias e assim a capacidade de oxidação de gordura e consecutivamente a perda de peso.
Entende-se que o tecido muscular requer maior geração de energia para as demandas metabólicas em repouso, assim como para atividade física, além de inúmeras outras funções importantes atribuídas ao tecido muscular.
Nesse contexto, você que quer perder gordura, busque um treinamento adequado de exercícios que estimulem o ganho de massa magra, assim como atividades aeróbias que favorecem a oxidação de gordura, além de uma alimentação adequada.

Janaina Porto Alegre
Nutricionista Esportivo e Triathleta
CRN 3611

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.